quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Alimentação do Maltês adulto

A melhor alimentação para o maltês é uma ração de boa qualidade, porque nela encontram-se todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do seu cãozinho. As rações são balanceadas e oferecem qualidade na alimentação. Independente da quantidade que o maltês ingerir, ele vai estar sempre bem alimentado. Até os dois meses de idade, ofereça ração umedecida, a partir dos dois meses de ração seca. Não deixe a panelinha de ração umedecida à disposição do maltês por mais de duas horas, ela pode fermentar e fazer mal a ele.
O maltês deve comer a vontade, mas para educá-lo a ter hora certa para evacuar é preciso tirar a panela de ração depois que ele comer o suficiente. Isso deve ser feito somente após os três meses de idade.
Dar um pedacinho do que você está comendo não fará mal, mas seria melhor que não acostumasse o cachorro com esse tipo de mimo.
A ração é um alimento completo. Os petiscos próprios para cães são bem-vindos, tanto os biscoitos, quanto os bifinhos encontrados em diversos sabores.

Tendência para engordar:
A raça tem tendência para engordar, até porque a estrutura do Maltês é para ser gordinho, forte. Ele é socado e tem pescoço curto. Mas cuidado, ele tem tendência para engordar por falta de atividade, pois é um pouco preguiçoso. Por outro lado, ele não necessita de exercícios, o Maltês gosta de dormir, ficar em casa. Ele até anda para acompanhar seu dono, mas logo senta e pede colo. O melhor a fazer é alimentá-lo com boa ração e brincar com ele, colocá-lo em movimento mesmo que seja para correr atrás de um brinquedinho durante 15 minutos por dia, talvez assim, nem dono nem cãozinho tenham problemas de peso.

3 comentários:

  1. Tenho um maltês de 2 anos e meio que sempre comeu Royal Canin Maltês, desde filhotinho. Só que de uns meses para cá tenho percebido que sua pelagem está ficando escura (principalmente nos olhos) e ressecada. Tenho notado também que seu focinho está desbotando, ficando rosa. Minha veterinária disse que é alimentação (ração) e me sugeriu que trocássemos para Hills ou Premir Raças Específicas. Estou com muita dúvida! Qual a melhor ração para um Maltês macho adulto?

    ResponderExcluir
  2. o maltéz min parece quer tem uma lágrima muito ácida e isso tende a queima a pelagem dos olho , normal. preguiça tem de sobra dorme mais quer gato,, tenho um lindo o boby 7 anos e meu filho adoroooooo

    ResponderExcluir
  3. Meu maltes está enjoando da raçao..ele come royal canin indoor. Sera q é normal enjoar?

    ResponderExcluir