quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Problemas Comuns a raça

OTITE: inflamação nos ouvidos
O ouvido de um cachorro é uma estrutura delicada que pode infeccionar mais facilmente em cães como o Maltês, que tem as orelhas caídas. Fique atento! Quando seu cãozinho sacudir ou coçar muito as orelhas, manter a cabeça pendendo para um lado ou ter mau cheiro, ele pode estar com algum problema nos ouvidos. As causas de infecção são várias: sabonete, água, ácaro, alergia e excesso de cera. Ouvido limpo e seco é ouvido saudável.




DESVIO DE PATELA: problemas nas rótulas
É causado por excesso de peso e piso excessivamente liso. Isso faz com que o cachorro se esforce mais para não escorregar e acaba prejudicando a postura. A prevenção é controlar o peso do cãozinho e preferir pisos mais ásperos, para facilitar sua andadura. Para curar, é preciso um tratamento com antiinflamatórios e procurar manter o cachorro num pequeno espaço para evitar movimentos bruscos, como pulos e corridas.




FORMAÇÃO DE TÁRTARO:
A única maneira de se prevenir à formação de tártaro no cachorro é a limpeza freqüente de seus dentes. A partir dos oito meses de idade, você deve limpar os dentes do seu cãozinho com uma gaze, duas vezes por semana. Esse procedimento é o suficiente para evitar o tártaro. Para facilitar a limpeza, comece a limpar os dentinhos logo de pequenininho. Assim, quando ele tiver oito meses, já vai estar acostumado com isso



GRAVIDEZ PSICOLÓGICA:
A Maltês em especial tem uma necessidade muito grande de ter cria. Por isso é comum que algumas tenham a famosa gravidez psicológica. O dono pode detectar facilmente os sintomas. A cadela faz ninhos com brinquedos como se fossem filhotes, suas mamas enchem-se de leite e tudo leva a crer que ela está passando por uma gravidez. Esses distúrbios hormonais e psicológicos são causados pelo seu forte instinto maternal. Uma cadelinha que não cruzou pode ter gravidez psicológica só de ver outras com seus filhotes.





MANCHAS DE LÁGRIMAS:
Durante o nascimento dos dentes, a lágrima tende a ser mais ácida, colorindo o pêlo. Caso as manchas apareçam no adulto, deve-se procurar ajuda médica para identificar a causa. Muitos veterinários acreditam que seja um problema hereditário.
Manter os pêlos fora dos olhos, colocando lacinhos, ajuda a prevenir a formação de manchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário