quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Vacinação e castração

VACINAÇÃO E CASTRAÇÃO


A vacinação é fundamental porque dá imunidade contra doenças que podem pôr em risco a vida do seu Maltês.
Ao adquirir um filhote, você deve se certificar que ele tomou as três doses de vacinas necessárias.
Como na maioria dos mamíferos, o cão recebe ao nascer imunidade natural que dura de seis (Seis) a 12 (Doze) semanas.
É a imunidade transmitida pela mãe através da amamentação.
É importante vacinar o filhote outras duas vezes a partir da primeira, quando o mesmo é desmamado e removido para um novo ambiente. A primeira vacina deve ser aplicada de cinco (Cinco) a oito (Oito) semanas, e a terceira de 12 (Doze) a 16 (Dezesseis) semanas de vida.
A vacina contra raiva é normalmente aplicada entre seis (Seis) a oito (Oito) meses de idade, e a revacinação é anual.
Até cães que mantêm pouco contato com outros da sua espécie, precisam da proteção da vacina, pois essas doenças podem se disseminar rapidamente, pelo contato direto ou indireto. Por exemplo, a PARVOVIROSE pode entrar na sua casa, na sola dos seus sapatos. Para tanto, basta você pisar numa área infectada.
A primeira vacinação que é feita de quatro (Quatro) a oito (Oito) semanas de idade e é contra CINOMOSE, HEPATITE, LEPTOSPIROSE, PARAINFLUENZA e CORONAVIROSE.
Todo filhote deve ter uma carteira de vacinação.
A vacina contra raiva deve ser dada entre os seis e oito meses de idade. Você deve re-vacinar seu cachorro anualmente.
A raiva não tem cura e pode ser transmitida para o ser humano. Para orientação, vacinação ou, ainda, em caso de duvidas quanto ao estado de saúde de seu animalzinho, leve-o freqüentemente a um veterinário de sua confiança.

A fêmea não deve ser castrada antes de ter dado ao menos uma cria. Não se deve castrar no primeiro cio, porque a cadela não estará formada e isso poderá causar problemas físicos e psicológicos.
O macho pode ser castrado a partir dos nove meses de idade. Se o macho for para sua companhia, é aconselhável que não castre. A fêmea você pode até ter razão em castrar, porque ela vai ter cio e vai sentir necessidade de cruzar. Mas se puder evitar a castração, melhor. Ela faz tanto o macho como a fêmea engordar, perder agilidade e a aparência saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário