terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Banho no Maltês!!! a parte melhor

Porque é importante dar banho??? Vamos descobrir!!

Equipamentos necessários:

Condicionador
Escova macia
Óleo para o pêlo
Algodão
Creme de cachorros
Shampoo para cachorros/Anti pulga
_____________________________________________________________________________________
Pente ou escova (é necessário depois do banho)
Perfume(tambèm depois do banho,OBS: não use no olho ou no nariz senão ele ou ela pode ter uma alergia)

Como dar banho em um Maltês????


O tempo gasto na tarefa de escovar seu cãozinho vai diminuir gradativamente. As escovas ideais para o Maltês são as de cerdas duras, uma escova de pinos de aço longos também pode ser útil.
Evite cerdas de nylon, elas quebram os pêlos.
O Maltês deve ser escovado enquanto seco. Comece pelo quarto traseiro, passando para o quarto dianteiro. Seque o corpo e a cauda primeiro, deixe a cabeça por último. Certifique-se que todas as camadas da pelagem estão secas.
Nas primeiras vezes é aconselhável que peça ajuda a um criador ou profissional acostumado a esse trabalho, mas com vontade você logo aprende os macetes. Após secar seu cãozinho, use um pente de aço.
Não esqueça de marcar bem a linha divisória do pêlo desde a cabeça, passando pelo centro do pescoço, seguindo pela espinha dorsal até o rabo.
Segundo a criadora Eliana Bernardo, do canil Chien Trés Joli, o filhote tem que tomar no mínimo três banhos por semana para estar sempre limpo.
Como ele é branco, se ficar encardido, o banho vai ter que ser mais demorado e, portanto, mais incômodo para o cachorro. Se você conseguir manter a limpeza de seu Maltês com banhos rápidos, passando uma mão de xampu no filhotinho todas as vezes que ele ficar levemente sujinho, você evita banhos demorados.
Ele precisa se familiarizar com escova, pente, secador lacinhos e mãos tocando-o durante todo tempo.
As patinhas do Maltês também merecem atenção, entre as almofadinhas plantares das patas dianteiras e traseiras nascem pêlos que se não forem aparados podem causar problemas de postura. O animalzinho tem que ter firmeza ao caminhar e os pêlos fazem com que ele escorregue e apóie errado o membro. É simples, com uma tesoura aparam-se os pêlos. Se tiver medo de machucá-lo, peça ajuda a um profissional. No caso dos pelos estarem ressecados nas pontas é aconselhável que se tose cerce de um cm e hidrate com óleo de lavanda. Se a pelagem tiver uma falha muito grande causada por alergia ou acidente, o melhor a fazer é tosar totalmente, para o pêlo crescer por igual.
A maior causa de nós nos pêlos é a sujeira. O cãozinho que vive sempre ao ar livre vai ter mais problemas, mas não se desespere, se você acha que a manutenção do pêlo longo será muito difícil, você pode encurtá-lo até um comprimento de mais fácil manejo, não esquecendo que os cuidados devem ser os mesmos.
O ouvido do Maltês é muito sensível, evite deixá-lo molhado ou sujo. Após o banho passe uma haste de algodão, com cuidado.
Certifique-se sempre que os ouvidos estão bem secos e limpos, evitando inflamações. Um Maltês deve ser escovado da cabeça à cauda, prestando atenção a cada parte, principalmente as que tendem a embaraçar mais facilmente, como atrás das orelhas, abaixo do cotovelo e no quarto traseiro. A escovação deve ser feita com cuidado para ano puxar e quebrar os fios. Para ter uma pelagem perfeita, o Maltês requer muito tempo e paciência. Mas aos poucos você vai se acostumar.
Ao dar banho em seu cãozinho é preciso cuidado para não resfriá-lo e na hora da secagem não danificar o delicado pêlo com temperatura alta do secador.
Na hora do banho é recomendável que se coloque um algodão em cada ouvido para evitar umidade. Não deixe que ele tome vento depois do banho, evitando, assim, uma inflação nos ouvidos.
O banho deve ser dado sempre que necessário.
Existem xampus importados especialmente desenvolvidos para o Maltês. Caso não seja possível escolha xampu e condicionador neutro, de preferência da linha infantil.
O Maltês tem a pele muito sensível, por isso quanto mais suave o xampu menor a possibilidade de irritações e alergias.
Os xampus branqueadores realmente deixam os pêlos do Maltês brancos, mas não devem ser usados com freqüência, por que o efeito acumulativo pode prejudicar a pele e o pêlo. O lugar ideal para dar banho é em casa. Ele pode inclusive tomar banho em casa a vida inteira, só que a pelagem começa a dar um pouco mais de trabalho aos cinco meses de idade e, portanto, é preciso ter cuidado e talvez procurar ajuda de profissionais de estética. Após o banho, você deve tirar os nós dos pêlos do seu cachorro, a própria água pode deixar nós apertados e difíceis de remover.
Quando o banho terminar, seque levemente seu cachorro com uma toalha e depois com o secador. Sempre use ar morno. O ar quente tende ressecar o pêlo deixando-o opaco e quebradiço. A hora de secar seu cãozinho é que vai determinar sua aparência final, não basta um ótimo xampu, se você não souber secá-lo corretamente.
Os cuidados e a manutenção da pelagem do Maltês requer muita paciência. A falta de zelo acarreta nós no pêlo, embaraçando-o e tornando mais difícil a hora de pentear. A escovação periódica deve ser feita desde filhote, principalmente para que ele se acostume com o demorado ritual de escovação pelo qual vai passar quando adulto.

9 comentários:

  1. O que eu posso passar para limpar os olhinhos??? atualmente limpo com agua boricada e algodao....

    ResponderExcluir
  2. Não use água boricada, use soro fisiológico. Umideça uma gase e faça a limpeza(algodão pode soltar fios nos olhos).

    ResponderExcluir
  3. Não use água boricada, use soro fisiológico. Umideça uma gase e faça a limpeza(algodão pode soltar fios nos olhos).

    ResponderExcluir
  4. bom dia, onde encontro esse shampoo importado para maltês? tenho procurado na internet e não encontrei. obrigada

    ResponderExcluir
  5. Na www.bergvet.com.br tem vários shampoos profissionais

    ResponderExcluir
  6. Na www.bergvet.com.br tem vários shampoos profissionais

    ResponderExcluir
  7. Posso usar shampoo jonshon neutro, shampoo de bebê?

    ResponderExcluir
  8. O que posso usar para as lagrimas ácida, ele está todo manchado
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso a loção Good Care limpa lágrimas, achei ótima, embora um frasco pequeno custe 40 reais aproximadamente.. mas vale a pena. No início aplicava diariamente, mas a manutenção ele recomenda 2x por semana...

      Excluir